Viajando pela Europa

Uma das grandes vantagens de se morar em UK é poder viajar pela Europa. O continente Europeu tem 50 países (!) e diversas companhias aéreas de baixo custo, tornando muito mais acessível o sonho de conhecer diversas cidades e culturas.

Nesse post vou falar um pouquinho sobre como encontrar passagens baratas, hospedagem, aeroportos e mais. Prepare a mala, e vamos lá!

Aeroportos da Inglaterra

O Reino Unido tem mais de 40 aeroportos comerciais, e outras dezenas de aeródromos e aeroportos particulares – lembrando que todo o Reino Unido tem o tamanho do Estado de São Paulo. Ou seja: são MUITOS aeroportos.

Londres possui 5 aeroportos: London City, London Gatwick, London Heathrow (de onde vêm a maior parte dos voos do Brasil), London Luton e London Stansted. É muito importante olhar no bom e velho mapa antes de marcar sua viagem, já que os aeroportos ficam em lugares bem distantes um do outro. Afinal, não adianta economizar na passagem e gastar no transporte, por isso você tem que escolher um aeroporto de fácil acesso antes de comprar sua passagem. Clique aqui e entenda melhor o mapa de Londres (e como ele pode afetar o seu bolso).

Nesse vídeo, mostro um pouco sobre o aeroporto de Luton, e algumas dicas e regras que servem para todos os aeroportos de UK:

Passagens baratas

Nada melhor do que uma barganha – ainda mais se tratando de passagens aéreas! A Europa possui diversas empresas de voos de baixo custo. São aviões pequenos, que possuem apenas classe econômica, geralmente não servem refeição (mas têm lanches disponíveis para compra dentro do avião. Inclusive aceitam cartão.) e muitas vezes atrasam um bocado. Pois é, ninguém disse que seria fácil economizar. 😅

Dois sites ótimos para encontrar voos baratos são o Skyscanner e o Omio (antigo GoEuro). Eles são ótimos para conferir os preços de várias companhias aéreas diferentes, criar alertas para saber de promoções (assim você recebe os melhores preços no seu e-mail), e até mesmo reservar hospedagem e aluguel de carro.

Outra possibilidade é pesquisar nos sites das próprias companhias aéreas. As empresas de baixo custo mais conhecidas são EasyJet e Ryanair. Clique aqui e confira como é um voo da EasyJet. Se você mora em UK, vale a pena se cadastrar nestes sites para acumular pontos de milhagem, e saber em primeira mão das promoções (que geralmente acontecem em datas comemorativas, como dia dos namorados, dia das mães, aniversário da empresa, etc).

Trem e ônibus

Como a Europa é formada por vários países vizinhos, não é difícil viajar de trem, ônibus ou até mesmo de carro. Se você tem bastante tempo (já que as viagens demoram mais) e quiser economizar, viajar de ônibus é uma ótima opção. No site Omio, você também consegue pesquisar preços e rotas de viagens de ônibus.

E se você quer uma viagem rápida, sem a mudança de pressão, ouvido entupido e os possíveis frios na barriga de uma viagem de avião, daqui saem trens que vão direto à Paris, Bruxelas, Amsterdã, entre outros. Eu já usei o serviço da Eurostar para ir à Paris e recomendo muito! O trem sai do centro de Londres, e chega no centro de Paris em pouco mais de duas horas – duas cidades com diversas opções de transporte público, o que facilita muito sua viagem. E uma curiosidade: se você estiver se perguntando como o trem liga a Inglaterra (que é uma ilha) até a outra extremidade da Europa, te digo que é passando por debaixo do oceano! 😱 Mas não se anime, porque essa parte da viagem é dentro de um túnel todo escuro, então você não vai ver peixinhos passando na sua janela (coisa que eu adoraria que acontecesse). A única desvantagem de viajar de trem, é que o preço da passagem geralmente é bem maior do que de avião ou ônibus. Por isso é bom ficar sempre de olho nas promoções!

Hospedagem

Eu geralmente uso o Booking.com. Lá você consegue colocar diversos filtros, verificar no mapa se a hospedagem fica próximo das atrações que você quer visitar, e conseguir preços muito bons. Clique aqui para fazer sua reserva e ganhar £15.

Outra opção é o Airbnb, onde você pode se hospedar na casa de alguém e ter uma verdadeira experiência como morador local. Lá é possível alugar um quarto ou o imóvel todo. Clique aqui para fazer sua reserva e ganhe até £21.

Pacotes de viagem

Outra opção é escolher um pacote de viagem personalizado, que pode incluir passagem, hospedagem, transfer, aluguel de carro, passeios e até seguro de viagem.

Eu já usei o site On the Beach duas vezes e recomendo bastante. Outros sites que conheço mas nunca usei são Tui, e sites das próprias companhias aéreas, como EasyJet Holidays e British Airways.

É importante que o site que você escolher tenha o selo da ATOL, que garante a proteção financeira de quem compra pacotes de férias no Reino Unido.

Nesse vídeo eu falo um pouco sobre o site On the Beach, valores e forma de pagamento da última viagem que fiz à Portugal.

All inclusive? Self catering? Oi?

Quando você vai escolher um pacote de viagem, ou até mesmo uma hospedagem, você vai se deparar com alguns termos um pouco confusos. Eles determinam o que está incluso na hospedagem, em relação a alimentação. Confira o significado de cada um:

Room only – somente o quarto. Não rola nem um cafezinho. </3

Bed and Breakfast – café da manhã incluso.

Self Catering – não rola nem um cafezinho, porém tem facilidades para que você cozinhe. Geralmente uma cozinha no quarto ou cozinha comunitária no hotel/hostel.

Half Board – incluso café da manhã, mais uma refeição (almoço ou jantar).

Full Board – incluso café da manhã, almoço e jantar (bebidas não inclusas).

All Inclusive – festa da alegria! Incluso café da manhã, almoço, jantar, bebidas (inclusive alcólicas), e muitas vezes até mesmo petiscos entre as refeições

Leia sempre a descrição do pacote que você escolher, porque o tipo de refeição varia de acordo com a hospedagem. Na descrição eles explicam exatamente o que está incluso.

 

Agora me conta, já está planejando sua próxima viagem? Qual o seu próximo destino? Espero que esse post te ajude!

Aproveite e se inscreva no canal do Youtube do Projeto UK! Fiz uma série de 6 vídeos sobre a viagem que fiz à Portugal (com valores, roteiro, aeroporto, etc), tem diversos vídeos sobre a Inglaterra, e muito coisa ainda está por vir! Então inscreva-se e ative as notificações. 🙂

Siga o Projeto UK no Instagram

Curta o Projeto UK no Facebook

Inscreva-se no canal do Youtube

Até a próxima!

Beatriz


Comente:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.