Currículo em inglês

post23_img1O primeiro passo para conseguir um emprego em UK é preparar o seu currículo. Mas por onde começar? Qual a estrutura do currículo no Reino Unido? Que palavras são vistas de forma negativa pelos recrutadores? Como se destacar?

Depois de participar do curso “Net that Job”, promovido pela University of Glasgow através do FutureLearn, selecionei as melhores dicas que vão te ajudar a encontrar o tão sonhado primeiro emprego em UK. Vamos lá?

Categorias

  • Headline – Assim como no currículo brasileiro, suas informações de contato ficam no topo. Nome em destaque, seguido de Endereço, Telefone, E-mail e Portfólio (caso seja pertinente à area em que você está aplicando).
  • Personal Profile/Summary – A seguir, vem um pequeno resumo de sua experiência onde você pode destacar aspectos da sua personalidade também. Visto que um recrutador leva 30 segundos para decidir se ele continua ou não lendo o seu currículo, essa é a hora de vender seu peixe. 😉

Exemplo: Experienced Sales Professional looking to positively impact a new Organization.

IMPORTANTE: Depois do sumário, você decide se a seguir ficará sua experiência profissional ou sua formação. Isso vai depender do que é mais relevante no seu histórico. Se você acabou de se formar e não tem muita experiência então é melhor começar pela Formação. Já se você tem muita experiência na sua área e se formou há algum tempo, pode ser mais interessante começar falando da sua experiência profissional.

  • Work Experience – Aqui você destaca sua trajetória profissional. Cada experiência é destacada pelo seu Cargo, Data de início e término, Nome da Empresa e Tarefas Exercidas. A ordem deve ser cronológica e sua experiência mais recente deve ficar no topo.
  • Education – Aqui você destaca sua formação através de Nome do Curso, Instituição e Data de início e término. Um boa dica é destacar alguns pontos da grade do curso – assim o recrutador tem uma ideia melhor do seu conhecimento. 😉
  • Clubs/Societies/Volunteering – No Reino Unido as empresas valorizam MUITO o Voluntariado, então não deixe de inserir caso você tenha alguma experiência. Você também pode destacar Projetos Pessoais ou até mesmo Hobbies (caso você esteja aplicando para uma vaga mais criativa).
  • Future Plans – Confesso que optei por não usar essa área no meu currículo, mas como foi abordada no curso vou explicar um pouco e você decide se usa no seu CV ou não. 🙂 Nessa categoria o foco é mostrar como os seus planos futuros e seus esforços para conquistá-los podem beneficiar a empresa. É praticamente a resposta para aquela famosa pergunta sobre “como você se vê daqui 5 anos”.

Layout

Como eu já disse anteriormente o recrutador leva em média 30 segundos para decidir se ele vai se aprofundar no seu currículo ou não, então manter um layout claro, bem espaçado, com bullets e utilizando (se possível) até duas páginas, faz toda a diferença. Uma boa dica é modernizar um pouco o seu CV e adicionar links clicáveis para empresas e projetos, ou até mesmo um QR-Code para o seu site.

Buzzwords

Algumas palavras são tão usadas que acabam se tornando “óbvias demais” e podem negativar um pouco seu currículo, então é bom evitar. Confira aqui algumas delas:

Passionate Responsible Motivated
Creative Innovative Hard-woking
Perfectionist Strategic Organizational

Key Words

Por outro lado, existem palavras que são vistas de forma positiva pelos recrutadores e poder dar um “up” no seu CV. Confira algumas delas:

Professional High-energy Self-monitor
Positive Flexible Confident
Team worker Communicator Constantly exploring

Vela a pena lembrar: Mais importante do que utilizar as palavras “certas” é essencial mostrar energia e entusiasmo em seu texto. 😉

Social Media

Já sabemos como as Redes Sociais estão presentes constantemente na nossa rotina, e não devemos esquecer de que elas também são vistas pelos recrutadores. Ou seja, preste atenção nas suas configurações de privacidade e mantenha um perfil atualizado e profissional em suas redes sociais (especialmente no LinkedIn, que pode te trazer bons contatos).

post23_img2Pontos a se considerar

O seu CV é único e reflete suas experiências profissionais, formação e personalidade. Ou seja, não existe uma regra na hora de você preparar o seu currículo. Tudo vai depender de suas escolhas pessoais e como você escolhe se destacar na hora de aplicar para uma vaga. Existem variáveis que também vão depender da sua área de atuação na hora de decidir usar elementos como fotografia, currículo em vídeo ou um currículo mais criativo. São escolhas pessoais que são feitas baseadas na vaga em que você está aplicando.

O segredo do bom CV

Mantenha sempre um layout limpo, claro, bem espaçado, sem erros de gramática e mostrando muito entusiasmo. Para construir um CV de sucesso é importante você se basear na vaga em que você está aplicando, destacando os pontos que são importantes para o empregador.

Seja persistente e mantenha o foco nos seus objetivos! Boa sorte com o seu Projeto! ❤

Confira aqui alguns exemplos de currículos no site da University of Glasgow.

Confira aqui uma lista de palavras para evitar no seu currículo.

Confira aqui uma lista de key works para inserir no seu currículo.

 

Se inscreva no canal do Youtube

Siga @ProjetoUK no Instagram

Curta Projeto UK no Facebook


Comente:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.