O Richmond Park é um passeio imperdível para quem visita ou mora em Londres por dois motivos: você tem a oportunidade de chegar pertinho de cervos (mais de 600 vivem soltos no parque) e de admirar uma vista incrível da cidade.
Além de ser o maior dos 8 Parques Reais de Londres, o Richmond Park também é a maior área verde urbana de todo o Reino Unido. Perfeito para amantes da natureza, este parque tem uma característica singular e eu diria que é muito mais rústico que os outros parques famosos de Londres.
História
A história do Richmond Park começa no século XV, quando o rei Henry Vll decide construir um palácio na área de Manor of Sheen – como era chamada na época. Em 1625, Charles I trouxe sua corte para a área para fugir da peste e imediatamente transformou o lugar em uma área de caça de cervos e criação de gado. Isolar a região e usá-la para a caça não foi uma decisão popular na época e para “acalmar a população” Charles I permitiu a passagem de pedestres pelo lugar e a retirada de madeira do parque.
A área de Isabella Plantation foi construída depois da 2ª Guerra Mundial a partir de uma floresta existente e teve um crescimento orgânico, rico em fauna e flora.
O que fazer no Richmond Park
Além de poder chegar pertinho dos cervos que vivem soltos no parque, o lugar é perfeito para um piquenique ou para andar de bicicleta.
O King Henry’s Mound é a localização perfeita para apreciar a vista da cidade – em particular a catedral de St. Paul. Curiosidade: foi neste lugar do parque que em 9/5/1536 o rei Henry assistiu a queima de fogos da Tower of London, que simbolizavam que sua esposa Anne Boleyn havia sido executada e agora ele poderia casar-se com Lady Jane Seymour (um verdadeiro gentleman esse rei! Ahahahahaha).
Isabella Plantation é o lugar perfeito para amantes de flores e plantas. Aberto ao público em 1953, o jardim se destaca pelas azaleas perenes que revestem as lagoas e córregos. A melhor época para visitar é entre o final de Abril e o começo de Maio, quando as flores desabrocham.
Para que gosta de praticar esportes, o Richmond Park também é um espaço para pescar (de 16/6 a 14/3), andar à cavalo, empinar pipa (o parque possui instrutores para quem quiser aprender), praticar rugby e golfe. As crianças também podem se divertir nos playgrounds do parque.
Além de cervos, você também encontra raposas, coelhos, pica-paus, falcões, corujas e uma variedade de aves aquáticas.
Como chegar lá
Mais afastado do centro de Londres, o Richmond Park está localizado na zona 4 (clique aqui se você não tem ideia do que são as zonas de Londres) e as estações mais próximas são Richmond (Underground) e North Sheen (Overground).
Importante
Use um tênis confortável. O parque é gigantesco e bem rústico. Ele não tem muito caminhos asfaltados e você caminha pelo mesmo caminho que os cervos e cavalos passam – ou seja, deixe aquele sapato incrível em casa e vá com um tênis “de guerra”.
Veículos podem passar pelo parque (algumas ruas cortam o parque) as 7am no verão e 7:30am no inverno, e os portões se fecham ao anoitecer. Os portões para pedestres ficam abertos 24 horas, exceto entre Novembro e Fevereiro onde o acesso é permitido das 7:30am às 8pm.
Piqueniques são liberados assim como o consumo de álcool (claro, por maiores de 18 anos).
Clique aqui e saiba quais são os próximos eventos do Richmond Park.
Faça aqui o download do mapa oficial do Richmond Park.
Conhece o Richmond Park ou ficou com vontade de conhecer? Deixe um comentário! 😀
Se inscreva no canal do Youtube
Fontes: