National Insurance Number

O National Insurance Number (NINo) é o número de seguro social do Reino Unido e é através dele que seu imposto de renda é recolhido, então você precisa desse documento para começar a trabalhar – seja em empresas ou como autônomo.

Dica: Todas as vagas de emprego exigem que você tenha permissão para trabalhar no Reino Unido, NINo e conta em banco, então quanto antes você começar esse processo melhor.

post16_img3Quem pode ter o NINo?

Para aplicar para o NINo é preciso estar na Inglaterra (não pode ser feito a distância), ter mais de 16 anos e ter o direito de trabalhar e/ou estudar no Reino Unido. Se você tem visto de turista, não pode aplicar.

Como funciona o processo?

Você precisa primeiro telefonar para o número de aplicações do National Insurance (0345 600 0643) de segunda à sexta, das 8am às 6pm e solicitar a abertura da sua aplicação. Durante a ligação eles te pedirão diversos dados, então tenha em mãos seus documentos, passaporte, dados do endereço onde você está hospedado, etc. Se você ficar inseguro com o seu inglês você pode pedir ajuda à um amigo ou ir ao Jobcentre Plus mais próximo de sua casa e pedir ajuda para um funcionário de lá. (O Jobcentre é um centro de apoio à quem procura emprego e tem diversos endereços espalhados pelo país) Clique aqui para descobrir o endereço do Jobcentre Plus mais próximo da sua casa.

Dica: nem sempre o atendente terá paciência, mas não desista! Se por azar você acabar conversando com um atendente mal-humorado, respire, conte até 10 e tente novamente com outro atendente. Sempre aparece uma boa alma quando precisamos de ajuda. 😉

Depois de passar todos os seus dados talvez o atendente peça para que você faça uma entrevista pessoalmente e na hora ele já agenda para você. O meu esposo tem passaporte europeu e precisou fazer a entrevista pessoalmente, já eu, tinha o visto Family Permit e só precisei aguardar o NINo chegar pelo correio. Acredito que como eu passei por um processo de visto eles já tinham acesso às minhas informações, por isso não seria necessária uma entrevista. Mas de qualquer jeito, a entrevista é bem simples. Só para confirmar os seus dados, responder a questões sobre porque você precisa do Insurance Number, se já está trabalhando, se está procurando, se tem alguma proposta, etc, preencher e assinar um formulário – não deixe de levar seus documentos originais (passaporte, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc) caso peçam.

Depois disso você receberá uma carta confirmando sua aplicação, e depois de mais alguns dias você receberá o seu National Insurance Number pelo correio.

Quanto tempo demora para eu receber o NINo?

Depende. Geralmente demora até duas semanas para receber a confirmação da aplicação e até um mês para receber o NINo, mas em alguns casos pode demorar meses. Por isso é importante aplicar o quanto antes se você tem o objetivo de trabalhar no Reino Unido.

Tenho que pagar alguma taxa para solicitar o NINo?

Não. O NINo e todo o processo são gratuitos.

post16_img2

Já fiz a entrevista mas ainda não recebi a carta de confirmação. O que eu faço?

Você pode contactar o Jobcentre e tentar conseguir mais informações, mas … prepare-se para talvez ouvir que você deve continuar esperando. Os britânicos costumam ser bem rígidos em relação a prazos, então se a demora está dentro da previsão do sistema deles, não tem muito o que fazer. 😦 Tenha paciência e se prepare para esse tipo de imprevisto. 😉

É preciso ter uma proposta de emprego para pedir o NINo?

Não. Se você tem o direito de trabalhar no Reino Unido você pode pedir assim que chegar no país.

Já tenho uma proposta de emprego, mas não dei entrada no NINo. E agora?

Você pode explicar a situação para o seu empregador e dar entrada no processo o quanto antes. Você ainda pode pedir uma carta para ele comprovando a intenção de contratação – essa cartinha pode te ajudar no processo. 😉

Posso começar a trabalhar sem o NINo?

Sim, você pode trabalhar e receber seu salário normalmente desde que você já tenha feito sua aplicação e esteja aguardando a chegada do seu documento.

Já morei antes no Reino Unido e já tive um NINo. Preciso solicitar outro?

Não. Seu NINo estará sempre associado à sua identidade. Se você precisa de uma segunda via entre em contato com o número de contato do National Insurance (0300 200 3502)

Perdi meu NINo. O que eu faço?

Entre em contato com o número de contato do National Insurance (0300 200 3502).

Já tenho NINo mas mudei meus dados pessoais (endereço, nome). O que eu faço?

Entre em contato com o HM Revenue and Customs e atualize seus dados. Clique aqui e saiba mais.

Minha experiência ao solicitar o NINo:

Meu esposo e eu fomos até o Jobcentre de cara e pediram para que telefonássemos para o número de aplicações – ninguém se ofereceu para agendar a entrevista para a gente. Telefonamos na porta do Jobcentre mesmo e o Daniel conseguiu marcar na hora, mas quando foi a minha vez de telefonar a atendente não teve a menor paciência. Ela me pediu o postcode mas ela não encontrava no sistema dela e quando repeti o código pela segunda vez ela disse que estava muito ocupada (?) e que eu deveria confirmar e ligar depois. Respirei fundo, liguei novamente e uma outra atendente foi muito mais atenciosa e disse que o postcode que eu tinha era somente de uma parte do prédio onde eu estava hospedada e que meu andar tinha outro postcode (?). Eu não tinha ideia de que um mesmo endereço poderia ter dois postcodes diferentes. Enfim, em menos de um minuto ela encontrou o postcode certo e disse que eu só precisaria aguardar o NINo chegar pelo correio.

Quando pesquisamos a rota para o Daniel fazer a entrevista descobrimos que era em um lugar super longe, fora de Londres. Então preferimos remarcar para mais perto. Eles sempre te encaminham para o endereço que tem a data disponível mais próxima e nem sempre é o mais perto de você. Então se você não tiver urgência, vale a pena marcar mais próximo da sua casa e economizar tempo e dinheiro.

Depois de fazer todo o processo, em pouco mais de um mês já estávamos com os nossos NINo em mãos. 🙂

Dica: Como qualquer documento, tenha cuidado ao divulgar os seus dados. Forneça seu NINo apenas para seu empregador e evite correr riscos relacionados à fraudes fiscais.

Se inscreva no canal do Youtube

Siga @ProjetoUK no Instagram

Curta Projeto UK no Facebook

Fonte:

www.gov.uk/apply

www.gov.uk/national-insurance-numbers

HM Revenue and Customs

Easy NI Number


Comente:

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.