Em relação ao transporte público de Londres tenha duas certezas: você chega em qualquer canto da cidade e paga um preço salgado para isso.
O metrô de Londres é o mais antigo e extenso do mundo. Foi inaugurado em 1863 e atualmente possui 275 estações. Mas o transporte público de Londres não se resume ao metrô. Ele conta com o Underground (metrô subterrâneo), Overground (metrô na superfície), DLR (outro tipo de metrô subterrâneo), Tramlink (bonde), London River Service (barco), Emirates Air Line (teleférico que passa sobre o Tâmisa), National Rail (conecta Londres com outras cidades) e ônibus.
Qualquer que seja o transporte que você vai utilizar para chegar ao seu destino, você vai precisar de um Oyster, Travel Card ou Visitor Oyster Card. O primeiro cartão inteligente de transporte do mundo foi implementado em 2003 e serviu de exemplo para diversos países – muito parecido com o Bilhete Único em São Paulo. A dinâmica é simples: você utiliza seu Oyster sempre que utilizar o transporte público aproximando-o do sensor que fica nas catracas do metrô e portas dos ônibus.
Onde comprar?
Em qualquer estação de metrô.
Quanto custa?
£5.
Dica: se você não precisar mais do seu Oyster você pode devolvê-lo em qualquer estação de metrô e ser reembolsado pelo valor da compra. Ou seja, você recebe suas £5 de volta. 🙂
Como recarregar?
Você pode utilizar o guichê eletrônico do metrô (existem opções que aceitam notas, moedas e cartões disponíveis em todas as estações), ir ao guichê do metrô aonde ficam os atendentes, em mercados ou até mesmo pela internet.
Esse vídeo (em inglês) é feito pelo Transport of London e explica como funciona o recarregamento:
Quanto custa o transporte em Londres?
Depende – e muito. Aqui eu já falei um pouco sobre como Londres é dividida em zonas e como isso afeta o valor do transporte. Para ter uma ideia de quanto você irá gastar, você pode acessar a tabela de preços do sistema de transporte de Londres e checar de acordo com o seu percurso. Clique aqui e acesse.
Quais as opções para turistas?
Se você vai passar somente alguns dias em Londres você pode adquirir o Travelcard. Você compra o Travelcard de acordo com os dias da sua viagem e paga pelo dia – podendo se locomover quantas vezes quiser durante esse período. Os preços começam em £7,30 para o Travelcard de um dia na zona 1, e pode chegar a £57,20 para se locomover durante 7 dias entre as zonas 1 e 6. Clique aqui e saiba mais.
Outra opção é o Visitor Oyster Card por £3. O valor da compra, £3, não é reembolsável mas você pode solicitar o estorno do crédito que você nã usar. A grande vantagem é você poder pedir pela internet antes mesmo de chegar em Londres, e receber na sua hospedagem. Você também não é cobrado por mais de uma viagem no mesmo dia. Por exemplo, se você se deslocar diversas vezes entre as zonas 1 e 2 você só paga por uma viagem (atualmente £6,50). Clique aqui e saiba mais.
Dica: Os ônibus não aceitam dinheiro. Você pode usar o seu Oyster ou Travelcard, ou um cartão de débito/crédito com sistema de pagamento por contato. (Já paguei mico oferecendo dinheiro ao motorista de ônibus porque não sabia disso :P)
Dica: No metrô você tem que apresentar seu Oyster duas vezes: na estação de entrada e na estação de desembarque. Assim ele desconta o saldo de acordo com o seu percurso.
Dica: Confira qual o mercado mais próximo da sua casa/hospedagem que recarrega o Oyster. Clique aqui.
Bia
Se inscreva no canal do Youtube
Fonte: