Para entender o transporte e saber como escolher a melhor hospedagem, é preciso entender o mapa de Londres. Isso pode te poupar muito tempo de deslocamento e dinheiro.
A cidade é dividida por zonas – que vão da zona 1 até a zona 9. A zona 1 corresponde ao centro de Londres, a zona 2 fica um pouco mais distante, e assim por diante:
E que diferença isso faz no seu Projeto? TODA!
O preço do transporte é calculado de acordo com o seu trajeto por Londres, e fica mais caro a partir do momento que você se desloca por entre as zonas da cidade.
Por exemplo, se você está na zona 1 e quer chegar até a zona 2 sai muito mais barato do que sair da zona 1 para chegar até a zona 9. Bem diferente de São Paulo, por exemplo, onde você compra uma só passagem e pode trafegar em todo metrô.
Tendo esse cálculo em mente, fica muito mais fácil escolher onde será a sua hospedagem. Se você vem para fazer um intercâmbio, por exemplo, o ideal é ficar na mesma zona em que está a sua escola – ou o mais perto possível. Assim o seu gasto com transporte será MUITO menor. O transporte em Londres é um dos mais caros do mundo, e se planejar bem com certeza fará toda a diferença no seu orçamento.
Por mais que as principais atrações de Londres estejam na zona 1, dificilmente você terá problemas em se deslocar pela cidade, já que o transporte público de Londres é MUITO abrangente:

Se você mora em uma zona mais afastada, ou até mesmo em outra cidade, você consegue facilmente chegar ao centro de Londres – a grande diferença é em relação ao gasto que você terá.
As zonas afetam até mesmo quem utiliza o carro como meio de transporte. Existe uma taxa para quem utiliza automóvel na zona 1 da cidade. A taxa diária para quem circula na Congestion Zone entre as 7:00 a 18:00 é de £11,50. (Outch!)
O zoneamento da cidade também faz a diferença na hora de procurar hospedagem/moradia. Geralmente os preços da zona 1 são os mais caros e vão barateando a medida que você se afasta do centro. Mas isso não é exatamente uma regra – depende do imóvel, do bairro, se é próximo de pontos turísticos, etc.
Essas são as áreas onde a Congestion Charge é aplicada.
Faça aqui o download do mapa do metrô de Londres.
Conclusão: se você já sabe como será sua rotina (escola, trabalho, turismo) busque uma hospedagem que seja na região, ou o mais próximo possível. Não adianta economizar na hospedagem e gastar tempo e dinheiro no transporte.
Se inscreva no canal do Youtube
Bia