Nosso primeiro erro foi ter pouco dinheiro e pouco tempo. Mesmo vendendo nosso carro e economizando durante 6 meses, não foi suficiente para nos mantermos durante muito tempo em Londres.
O que mudamos na nossa segunda tentativa?
Invista o tempo necessário no seu Projeto: mudar de país é um grande passo, então vale a pena se planejar MUITO bem. As vezes compensa demorar um pouco mais para realizar seu Projeto e economizar mais, pesquisar tudo sobre o seu país de destino, estudar o idioma, e ir com muito mais segurança – ao invés de se pressionar a um prazo muito curto e correr um risco maior de falhar.
Economize: é clichê, mas é verdade. Seja para viajar, seja para mudar de país, vale a pena economizar cada moedinha, cortar gastos desnecessários e contar com imprevistos durante a viagem – táxi, remédio, roupas (as roupas do Brasil não servem para o inverno de UK, por exemplo), etc. Além de cortarmos gastos com passeios e lanches, cancelamos curso de inglês, academia e passamos meses morando na casa de parentes para economizar com o aluguel. Viajar e/ou imigrar não é um sonho de quem tem muito dinheiro, é um Projeto de quem se planeja. 😉
Acompanhe as variações de câmbio: a economia muda de uma hora pra outra, e isso definitivamente pode afetar seus planos de viagem. Uma dica interessante é trocar o dinheiro aos poucos, em diferentes períodos para não sofrer muito com as alterações. Por exemplo, se em Abril/2015 a libra esterlina estava custando R$4,44, em Setembro/2015 ela chegou a custar R$6,37. Se você começar a trocar um determinado valor por mês, você já terá uma boa quantia guardada e não será pego de surpresa pelas cotações. Clique aqui e confira a variação cambial.
Se na nossa primeira tentativa tivemos 6 meses para planejar e economizar, na nossa segunda tentativa tivemos 2 anos – que fizeram toda a diferença.
Confira no próximo post dicas sobre como não cometer o #Erro2.
Se inscreva no canal do Youtube
Bia